06 novembro 2010

CADEIA OU TRABALHO?

O que acontece com o nosso sistema carcerário?
O que um ser humano aprende em uma Cela lotada de pessoas? (Vamos dizer não muito boazinhas). Uma pessoa que rouba uma galinha aprende a roubar um banco, traficar drogas e outras bandidagens. Mente vazia oficina do demônio! Quer dizer que o pessoal apronta, fica na boa o dia todo, toma banho de sol, tem colchão, teto e comida… tudo na hora certa, tem direito de receber visitas, inclusive intimas. Resumindo a pessoa tem casa, comida, distração e muito tempo pra aprender o que não presta!
O que poderia ser feito? Trabalho, trabalho, trabalho…. que seria a mesma rotina de um trabalhador honesto: Acordar às 5 hs da manhã, café às 6 hs, trabalho uma pausa de 1/2 hora pro almoço e retomada ao trabalho até as 18 hs…..trabalho cansativo, que não dê tempo de conversar e aprender o que é errado, abrir estradas, limpeza de canais, reflorestamento, carregar saco na cabeça como fazem no Cais. E a noite? Estudar!!!! Alfabetização, terminar os estudos e quem ja for formado pode ajudar na alfabetização com aulas de reforço. Depois de um dia cheio tenho certeza que todos irão dormir como anjos. Sábado dia de faxina, lavar as celas, pintar muro, cortar cabelo, limpar as unhas e esperar a família vir no domingo pra visitar.
E porque quem tem faculdade tem direito a cela especial? Não deveria ser o contrario? A pessoa teve a oportunidade de estudar, aprender e comete um crime? Espera ai… tem alguma coisa errada! Criminoso é criminoso independente de classe social ou grau de escolaridade…. ou será que os mauricinhos que incendiaram um índio tem mais privilégio que um cara mais humilde que roubou uma galinha pra comer?
Trabalho e estudo não matam ninguém! Só dignificam o homem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário